quarta-feira, 30 de novembro de 2011

IMIP promove neste sábado evento de dislexia
Diagnósticos precoces, métodos para aprendizagem e estratégias de tratamento são alguns dos temas abordados na I Jornada de Dislexia do IMIP, que será realizada neste sábado (03), a partir das 08 horas, no Espaço Ciência e Cultura. Caracterizada por um distúrbio de aprendizagem na infância, a dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

Por conta da dificuldade na leitura, escrita e soletração, a dislexia é um dos principais fatores de bullyng infantil, resultando muitas vezes em sérios problemas psicológicos na criança. O evento, inédito no Recife, tem o apoio da Associação Brasileira de Dislexia e contará com a presença de profissionais renomados da área de todo o país.

Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou até mesmo preguiça, esse transtorno assinala a dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora. Além disso, a pessoa com dislexia costuma trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras e/ou palavras ao escrever.

Não se tem dados de que a dislexia seja motivo de evasão escolar, mas o assunto ainda é pouco tratado no Brasil com o devido cuidado que deveria.Quanto mais rápida for a identificação do disléxico na raiz de sua vida escolar, maiores as chances de trabalhar esta dificuldade no aprendizado. O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.

O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à autoestima e socialização. Fonoaudiólogos, estudantes, psicólogos, pedagogos, profissionais de saúde e público em geral podem participar da Jornada. A inscrição pode ser feita no local e custa R$ 50,00. Mais informações podem ser obtidas pelo 2122.4715.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.