terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Game simula incubadora neonatal para ensinar cuidados com prematuros

O jogo e-Baby foi desenvolvido na USP para treinar profissionais da saúde que trabalham em unidade neonatal


Reprodução: Assessoria de Imprensa da EERP
Game simula ambiente de incubadora neonatal e ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros
Game simula ambiente de incubadora neonatal e ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros
Game simula ambiente de incubadora neonatal e ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros. O jogo, chamado e-Baby, foi desenvolvido por pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP para treinar profissionais da saúde que trabalham em unidade neonatal.
A ideia do jogo começou a tomar forma quando, em 2009, em seu trabalho de doutorado, a professora Luciana Mara Monti Fonseca investiu no desenvolvimento, validação e uso de tecnologias educacionais para a educação em saúde. O resultado foi o site de avaliação clínica do bebê prematuro Semiologia e semiotécnica do recém-nascido pré-termo (SSRNPT).
Os estudos avançaram e, para tornar o conteúdo do site mais dinâmico, a professora escolheu a ferramenta educativa virtual Serious Game e criou e-Baby, um jogo de aprendizado por computador. O novo game educativo foi a base de seu trabalho de pós-doutoramento realizado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, entre outubro de 2011 e outubro de 2012.
Entre os resultados obtidos até o momento, Luciana confirma o potencial do serious game no auxílio ao ensino, garantindo que a ferramenta torna a aprendizagem mais flexível, atrativa e interativa, pois " as simulações permitem a máxima aproximação à realidade encontrada em uma unidade neonatal; o que possibilita ao estudante um treinamento mais adequado da avaliação clínica da oxigenação de um segmento populacional de risco, o bebê prematuro" .
Virtual e interativo
O jogo utiliza tecnologia digital interativa para formação e ensino, que inclui simulações. No caso do " e-Baby" , o design é emocional, simulando o ambiente de uma incubadora, e o usuário realiza a avaliação clínica da respiração do bebê prematuro.
É possível escolher o histórico do bebê e os instrumentos para a avaliação clínica. O jogo apresenta fases, cada uma delas com diferentes comprometimentos respiratórios. Vai do menor ao maior nível de complexidade, permitindo ainda que todo o procedimento seja filmado e compartilhado em rede social. Possui ainda chat e fórum.
Os estudos da pesquisadora acerca das novas ferramentas de ensino mostraram que o desempenho do estudante é melhor com o uso das tecnologias integradas, comparando com os modelos que usam ensino virtual isolado ou o modelo tradicional de ensino. " Finalizamos todas as fases propostas para o pós-doutorado em Portugal e fomos além, pois alavancamos um novo projeto, em parceria com a equipe europeia, que continua o estudo, testando o e-Baby em dispositivos móveis, o mobile-learning" , conta a pesquisadora. Ela acredita que os resultados devem proporcionar novos estilos de aprendizagem aos estudantes.
Tanto o site de avaliação clínica do bebê prematuro, software SSRNPT, quanto o serious game, e-Baby, podem ser acessados livremente.
FONTE: R7

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