quinta-feira, 10 de novembro de 2011

"Tenho apenas uma foto do meu bebê morto",
diz mãe da criança que recebeu leite na veia

Jovelita de Abreu disse que hospital proibia que família fizesse imagens com o filho

A mãe do bebê que morreu sob suspeita de ter recebido leite na veia por engano contou, nesta quarta-feira (9), que a única foto que guardou de recordação do filho foi tirada quando ele já estava morto. Segundo a empregada doméstica Jovelita Oliveira de Abreu, de 32 anos, a direção do hospital permitia apenas que ela entrasse na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tirar o leite do bebê.

- As enfermeiras não deixavam a gente tirar foto do meu filho. Eu entrava ali apenas para coletar o leite que era dado para ele.

Jovelita fez este relato durante uma entrevista ao programa A Tarde é Sua, da Rede TV!. O pai da criança, Adilton Xavier dos Santos, também relatou à apresentadora Sônia Abrão que preparava uma festa para o bebê e o outro filho de 3 anos, que comemora aniversário no dia 26 deste mês. Os presentes que a criança mais nova já havia recebido não chegaram a ser abertos.

- A família já tinha mandado presentes para meu filho. O meu [filho] mais velho tinha ajudado a comprar o berço azul e branco para o irmão. E agora, não sabemos o que fazer com aquele móvel.

O pai também que recebeu uma recebeu do hospital enquanto ele trabalhava pedido para que a família fosse ao hospital. O assunto não foi adiantado pelo telefone, mas Santos teve a certeza de que o filho estava morto.

- Quando me chamaram, eu já sabia [que o bebê estava morto]. A enfermeira matou o meu filho.

Histórico

O bebê morreu na manhã de terça-feira (8), sob suspeita de ter recebido leite via intravenosa (na veia), no Hospital Municipal Maternidade Professor Mario Degni, na zona oeste de São Paulo.

Ele nasceu prematuro de sete meses e ficou internado durante 13 dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal do hospital. A mãe ia todos os dias tirar seu leite, que era fornecido ao bebê a cada três horas por uma sonda nasal. Como a mãe não podia permanecer no hospital no período noturno, ele recebia leite do hospital.

Na noite da última segunda-feira (7), o menino recebeu 10 ml de leite pela sonda do pescoço, onde eram inseridos medicamentos e soro. De acordo com o boletim de ocorrência, depois de 30 minutos, o bebê começou a ter dificuldades para respirar e morreu na manhã de terça-feira.

A médica que assinou o atestado de óbito apontou como causas da morte embolia pulmonar e hemorragia intracraniana.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a auxiliar de enfermagem envolvida no caso foi demitida da unidade. A pasta instaurou inquérito administrativo para apurar todos os procedimentos adotados. Em um trecho, a nota afirma: "A SMS lamenta a morte do bebê e informa que a direção do hospital permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos adicionais aos que já foram dados."
FONTE: R7

2 comentários:

  1. Olá Gostaria de fazer um contato com o atualiza Enfermagem. Há algum e-mail ou telefone que possa fazer isso? Grato,
    Alysson

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.