segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Combate ao câncer: IMIP lança doutorado interinstitucional em Oncologia e Programa de Promoção em Saúde

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado ontem (27/11), foi lançado hoje pela manhã o doutorado interinstitucional de oncologia, entre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP e o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca/RJ).Na ocasião, foi apresentado o programa desenvolvido pelo IMIP de promoção e educação em saúde, intitulado A melhor prevenção ao câncer.
 
O câncer é a segunda causa de morte no Brasil e no Mundo. Atualmente são estimados 10 milhões de casos novos e seis milhões de mortes no mundo. Um incremento de 50% destes números para o ano de 2020. E cerca de 2/3 dos casos novos ocorrerão em países em desenvolvimento, como o Brasil. O diagnóstico tardio e o retardo ao acesso do sistema de saúde têm dificultado as mudanças necessárias nesta realidade, sobretudo no nordeste brasileiro, onde é alto o número de casos de câncer já em estágio avançado, o que faz ser frequente a presença destes pacientes também nos serviços de urgência.
 
Para atender o paciente oncológico de forma adequada e diante do aumento de número de casos, é necessário que a equipe multiprofissional esteja apta para acolher e atender com alta resolutividade estes pacientes. Por isto, o IMIP criou a cartilha com uma abordagem diferenciada que será adotada na Instituição, reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia – Cacon.
 
Segundo a coordenadora do serviço de oncologia adulta do IMIP, Jurema Telles, a informação adequada pode salvar vidas, evitar sofrimento de pacientes e seus familiares. “Um estilo de vida saudável com dieta balanceada, controle do peso corporal, pratica de exercícios físicos e a suspensão do tabagismo são medidas capazes de evitar mais da metade dos novos cânceres”, disse a oncologista.
 
O programa de Promoção e educação em saúde: a melhor prevenção ao câncer consiste em duas abordagens: Estratégia de Educação, Promoção e Prevenção do Câncer para a Comunidade IMIP e Estratégia de Atendimento Emergencial do Paciente Oncológico. A ideia é formar educadores a fim de se tornarem multiplicadores de informação, bem como cuidar da saúde global do cuidador, além de realizar atividades educativas com a equipe multidisciplinar e elaboração de ações preventivas para orientação no ambulatório de oncologia.
 
Todas as etapas visam à implantação de uma estratégia de educação, promoção e prevenção do câncer para a comunidade IMIP. Outra importante meta é capacitar o profissional de saúde no acolhimento e atendimento emergencial, de forma global, ao paciente oncológico, estabelecendo uma estratégia de educação continuada para esses profissionais.
 
IMIP - O aumento da atenção adequada aos doentes se dá em razão do crescimento de novos casos de câncer. “O prolongamento da expectativa de vida e o envelhecimento populacional leva ao crescimento da incidência de doenças crônico-degenerativas, como o câncer”, afirmou a oncologista Jurema Teles. Com a inauguração da Braquiterapia, em julho deste ano, o IMIP se tornou o maior centro de tratamento de câncer do Nordeste. Este novo serviço se juntou aos serviços ambulatoriais, cirurgias oncológicas, Iodoterapia, Pet-Scan e Cuidados Paliativos.
 
No IMIP, há cinco mil pacientes cadastrados na Unidade de Oncologia de Adulto; sendo mil destes em tratamento. Mais de 60% dos casos de câncer tratados no IMIP já chegam em estágio avançado. São realizados anualmente mais de 1,2 mil procedimentos cirúrgicos oncológicos.

FONTE: IMIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.