quinta-feira, 27 de outubro de 2011

IMIP alerta: Lavar as mãos é a principal forma de evitar doenças
A higienização das mãos previne uma série de doenças transmissíveis, além de ser considerado o princípio básico de higiene pessoal. Esse simples ato é considerado o mais eficaz e importante na prevenção e no controle da disseminação de infecções.
De acordo com a Organização Mundial  da Saúde (OMS), a maior parte das pessoas não lava as mãos corretamente por preguiça ou por não estar consciente da importância desse ato. A pediatra e coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do IMIP (CCIH), Júlia Melo, deu algumas orientações sobre a lavagem simples da mão, que deve fazer parte da rotina de todos.
A primeira dica é tirar relógio, anéis e pulseiras antes de fazer a higienização das mãos. “As áreas cobertas por esses objetos não serão limpas de maneira eficaz”, explica.  A lavagem deve durar cerca de 60 segundos e abranger toda a superfície da mão, o que inclui a palma, dorso, unhas,  punhos e a região entre os dedos.
É preferível o uso de sabonete liquido. “O sabonete sólido pode servir de cultura para bactérias, principalmente por causa da umidade”, afirma a médica. Recomenda-se usar papel toalha para secar as mãos, já que nas toalhas comuns pode haver o acúmulo de bactérias.
 A lavagem correta das mãos evita uma série de doenças respiratórias, como gripe e resfriados, além de parasitoses intestinais, conjuntivite, doenças de pele e outras enfermidades.

Situações em que as mãos devem ser higienizadas:
Antes de manusear alimentos
Antes de comer e beber
Antes de fumar
Antes de tocar em bebês ou pessoas idosas
Antes e após ir ao banheiro
Após espirrar ou coçar o nariz
Após pegar em dinheiro
Após manusear lixo
Após tocar seus cabelos, rosto ou roupa
Sempre que chegar da rua.
FONTE: IMIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.