sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pernambuco amplia serviços de saúde bucal

Até 2012, 13 urgências odontológicas entrarão em funcionamento

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, na manhã desta sexta-feira (23/09), o Plano Estadual de Saúde Bucal, que prevê 13 novas urgências odontológicas, 23 laboratórios para concessão de próteses dentárias, distribuição de kits de saúde bucal e fluoretação da água. “O trabalho de prevenção precisa mais e mais do olho do gestor. Estamos dando passos para cuidar mais da saúde e menos das doenças’, afirmou o governador Eduardo Campos na solenidade de lançamento, no Palácio do Campo das Princesas.
As urgências odontológicas funcionarão em quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs do Curado, Engenho Velho, Olinda e Paulista), na UPA Especialidade de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012) e em oito hospitais regionais (Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada). Todas terão um cirurgião dentista 24h para atender os casos de urgência.
O primeiro serviço a funcionar será na UPA do Curado, a partir da próxima segunda-feira (26/09). Nos hospitais regionais, as atividades começam em novembro, pelo Hospital Regional de Palmares Prof. Sílvio Magalhães. “Esse é um momento de orgulho e de resgate da cidadania, por termos a saúde bucal como política pública”, disse o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. Anualmente, cerca de R$ 18 milhões serão utilizados para efetivar todas as ações.
URGÊNCIAS – O objetivo das urgências é tratar as dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Todo o trabalho será feito de acordo com a classificação de risco. Vale salientar que os casos de rotina devem ser tratados em postos de saúde ou com as Equipes de Saúde da Família.
PRÓTESES – Em todo o Estado, serão credenciados 23 laboratórios para concessão de próteses dentárias totais ou parciais removíveis. Esse serviço estará diretamente ligado ao trabalho das Atenções Primárias municipais. A previsão é investir, por ano, com as próteses, R$ 7,4 milhões, provenientes do Programa Brasil Sorridente e Plano Brasil Sem Miséria, ambos do Ministério da Saúde (MS) e prioritários para a população na extrema pobreza.
Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, Pernambuco sairá de 3 mil próteses por ano para 20 mil/ano. “Mas não basta apenas ter os laboratórios, é preciso evitar as doenças, e a fluoretação é um dos caminhos mais baratos e efetivos”, pontuou o coordenador. A previsão é finalizar o estudo dos sistemas de abastecimento de água no primeiro semestre de 2012 e consolidar a ação no segundo semestre de 2013.

FONTE: SES-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.